segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Superego

1. inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral);

2. forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) 

3. conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal).O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada, certo ou errado, sem meio-termo).

Costuma dizer-se que "o superego é o herdeiro do complexo de Édipo, uma vez que é nesse ponto que se dá a primeira censura ou corte através do tabu do incesto. Os psicopatas têm um id dominante e um superego muito reduzido, o que lhes tolhe o remorso, sobressaindo a falta de consciência moral.O superego nem sempre é consciente, muitos valores e ideais podem ser despercebidos pelo eu consciente.


Id: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos.
Ego: aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos.
Superego: o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário