sexta-feira, 29 de novembro de 2013

As Setes Virtudes do Bushido



GI em japonês: - Justiça e Moralidade, Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar;
YUU em japonês - Coragem, Bravura heróica.
JIN em japonês - Compaixão, Benevolência.
REI em japonês - Polidez e Cortesia, Amabilidade.
MAKOTO em japonês - Sinceridade, Veracidade total.
MEIYO em japonês: - Honra, Glória.
CHUU em japonês - Dever e Lealdade.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Massagem não é luxo

MASSAGEM NÃO É LUXO, É NECESSIDADE. VALORIZEM AS TERAPIAS ALTERNATIVAS!

Hoje em dia a loucura da vida moderna nos deixa cada vez mais estressados, cansados e cada vez mais o nosso corpo tem a necessidade de uma massagem periódica e relaxante. Na correria do dia a dia, a mente fica totalmente voltada para os deveres, compromissos e responsabilidades e não damos atenção necessária para nossa saúde e bem estar. A massagem alem de ser prazerosa e trazer o bem estar, também é uma forma de prevenção contra doenças físicas e emocionais. Então a partir de agora encontre um tempinho na sua agenda. Ah! Não tenho tempo! É o que a maioria das pessoas dizem, mais veja bem: a semana tem sete dias se organize, reveja as suas necessidades pessoais e com certeza você irá encontrar 03h00min na sua agenda semanal. Pense nisso!


Quando reprimidos os níveis do “hormônio do estresse” cortisol pode levar à insônia, dores de cabeça e problemas digestivos mesmo. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta cerca de 90% da sociedade atual, número considerado alto por médicos e especialistas. Saiba mais sobre os benefícios da massagem e terapias alternativas em http:www.massagemsaopaulo.net.br/blog


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Água Aromatizada

A água faz parte da nossa alimentação e é muito importante para nossa saúde, esta é uma ótima opção para as pessoas que sentem dificuldade em beber água sem um saborzinho extra e acabam apelando para os sucos artificiais e refrigerantes.
Água aromatizada é uma maneira refrescante de manter a saúde e o corpo bem hidratado, também ajudar na desintoxicação do corpo.


Podemos variar os líquidos que ingerimos, porém, a água é indispensável e muito benéfica à nossa saúde.
A falta de água pode ocasionar desidratação, problema renal, intestino irregular, desiquilíbrio da pressão arterial entre outros. Os benefícios da água para o nosso organismo são muitos, confira abaixo:

VEJA ALGUNS DOS BENEFÍCIOS 
A água ajuda emagrecer e dá a sensação de saciedade;
Hidrata a pele, ajudando evitar estrias;
Ajuda eliminar fadiga, cansaço e inchaço;
Rejuvenesce, disfarçando as rugas, ajuda combater a celulite, a beleza das unhas e cabelos;
Enfim, a água trabalha e atua em todas as áreas do corpo beneficamente. O ideal é beber dois litros de água diariamente.

Para que a água  fique com um gostinho, amasse algumas folhas de hortelã ou da erva escolhida, ou pingue umas gotas de limão, laranja ou a fruta que você for usar.


DICAS E BENEFÍCIOS

Água com carambola - com uma linda forma de estrela oferece uma carga de vitaminas A e C, além de sais minerais.

Água com limão siciliano - rico em vitamina C ajuda a aumentar a produção de colágeno e a reforçar o sistema imunológico.

Água com romã - Com 80 fitoquímicos, este é considerado um potente antioxidante. Muito importante para prevenir o envelhecimento precoce e ajudar a manter a pele saudável.

Água com hortelã - Com um sabor super refrescante, este oferece melhor digestibilidade;

Água com capim-limão -  Com um aroma inconfundível, ele oferece um efeito calmante e uma atividade anti-inflamatória.

Água com alecrim -  Esta erva tem um poder antimicrobiano, antifúngico, anticarcinogênico e diurético. Possui um sabor bem marcante, então cuidado com o exagero.

Água com canela - ajuda a impedir o crescimento de bactérias e fungos e tem ação termogênica (acelera o metabolismo e ajuda a manter um corpo mais esbelto).

Água com gengibre - um potente anti-inflamatório e termogênico.


Você também pode misturar os ingredientes, como:
-Água com pimenta rosa e hortelã - Além de ser uma pimenta muito perfumada, possui um efeito termogênico;
-Água com limão siciliano com hortelã;
-Água com gengibre e canela;
-Água com abacaxi com gengibre;
-Água com capim limão e anis estrelado.

OUTRAS SUGESTÕES:
Água fresca com rodelas de limão galego
Água fresca com rodelas de limão Taiti e laranja
Água fresca com gomos de tangerina
Água fresca com cascas de tangerina espetadas em cravos da Índia
Água fresca com frutas vermelhas
Água fresca com kiwi em rodelas e raminhos de alecrim
Água fresca com cascas de abacaxi e raminhos de hortelã
Água fresca com flores de capuchinha e palitos de pepino
Água fresca com pétalas de rosas vermelhas 
Água fresca com folhas de capim limão fresco

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Obesidade Infantil – Fatos

Fatos

A criança com sobrepeso tem risco maior de se tornar um adulto obeso.
Genética, comportamento, e ambiente familiar têm um papel importante no sobrepeso infantil.
O sobrepeso infantil aumenta o risco de várias complicações de saúde, inclusive psicológicas.
É importante incentivar as crianças com sobrepeso a se tornarem ativas, a diminuírem o tempo de tela e a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis.

Efeitos Sociais e Psicológicos da Obesidade Infantil
Os efeitos emocionais e psicológicos causam mais prejuízos no curto prazo porque estão acontecendo aqui e agora, quando as crianças estão jovens e vulneráveis. Não é incomum as crianças com excesso de peso serem alvo de chacotas e bullying por parte dos seus pares. Isto pode gerar baixa auto-estima, problemas de aprendizagem e comportamento, e depressão.
Além disso, as crianças obesas freqüentemente sofrem de ansiedade e não desenvolvem muita habilidade social. Uma das possíveis reações destas crianças é de se comportar mal na escola, sendo encrenqueiros e destrutivos. Outra é de se retrair e ficar antissocial. Além disso, crianças que sofrem de ansiedade geralmente têm baixo rendimento escolar.


Em uma cultura onde as crianças e adolescentes constantemente vêem e ouvem o quanto é importante ser lindo, magro e atlético, as crianças com sobrepeso muitas vezes sofrem discriminação e exclusão social. E porque, naturalmente, na formulação da opinião da criança a seu próprio respeito, pesa bastante o que eles acham das pessoas e vice versa, a sua auto-estima pode ficar muito baixo.

Atividade física – uma forma de prevenção
Ter como meta que seus filhos façam pelo menos 60 minutos de exercícios moderados a vigorosos todos os dias. Isto pode ser feito fazendo os exercícios de uma vez ou várias vezes ao longo do dia, ou até em períodos diferentes em sessões de 10, ou até 5, minutos durante o dia. Se os seus filhos não estão acostumados a serem ativos, incentive-os a fazer o que está dentro do limite deles e vai aumentando aos poucos até eles conseguirem atingir os 60 minutos por dia.

Aumentar as oportunidades das crianças de praticar uma atividade física no decorrer do dia. Verificar se na escola do seu filho tem como os alunos fazer atividade física no recreio e se tem aulas freqüentes de educação física e quando tem, perguntar se seu filho participe nelas ativamente. Isto assegurará que as crianças consigam fazer os recomendados 60 minutos de atividade física por dia.
Seja um modelo positivo. Faça as atividades junto com seus filhos.

Limite o tempo de tela da criança para menos de 2 horas diárias e não coloque aparelhos de TV e consoles de vídeo games no seu quarto.


Fonte Dr. Charles Amaral de Oliveira, MD, FIPP
Vice-presidente do novo Capítulo Brasileiro do World Institute of Pain (2013-2015), foi Presidente do Capítulo Latinoamericano (2011-2013), é Membro da Banca de Examinadores do FIPP-WIP, membro da ASIPP, co-fundador da SOBRAMID e Secretário do Comitê Intervencionista da Dor da SBED

Obesidade Infantil



A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil nas últimas duas décadas. Essa pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares e sedentarismo. A prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada são regras fundamentais para todas as crianças.

Uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas podem ser favorecidas através de pequenas mudanças nos hábitos das crianças. Por enfrentarem várias complicações decorrentes da vida moderna, é essencial que os pais proporcionem aos filhos uma dieta equilibrada e atividades físicas. Bons hábitos alimentares podem ser aprendidos desde cedo, permitindo que a criança conheça desde os seis meses a maior variedade de sabores possível.

A criança aprende pelo modelo dos pais, por isso, quando os veem se exercitando, tal atitude serve de estímulo para que ela aprenda desde cedo a adquirir hábitos saudáveis. Quando os pais são sedentários, os filhos provavelmente o serão, e futuramente podem desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

Fugir da atração da TV e dos computadores e adotar brincadeiras que requerem movimentação, como esconde-esconde, pega-pega e amarelinha é um hábito saudável que pode ser estimulado pelos pais.

Quanto à prática de alguma atividade física, essa precisa ser bem orientada, para que o exercício seja adequado à faixa etária. Outro aspecto importante é considerar a preferência da criança, assim ela desfruta mais dos benefícios do exercício, que, além de físicos, propicia também o convívio com o outro e o aprendizado de regras.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sexo após 50 anos



O papel da sexualidade após os 50 anos pode ser fundamental para a saúde física e psíquica de homens e mulheres. A Organização Mundial da Saúde considera que uma sexualidade segura e prazerosa é um dos indicadores de qualidade de vida de uma população.

O mito de que as pessoas começam a diminuir significativamente a atividade sexual por volta dos 50 anos e que a sexualidade é quase que definitivamente desativada a partir dos 60 anos carece de verdade.
A idade não dessexualiza ninguém, porém, não se pode negar que a sociedade tem (ainda) um olhar meio estranho sobre a velhice sexuada. Em matéria de sexo, não há aposentadoria.

COMO FICA A VIDA SEXUAL DO HOMEM APÓS OS CINQUENTA ANOS?

Na juventude é comum ter ereção mais facilmente, até mesmo com estímulos apenas visuais. Não é raro conseguir ter mais de uma relação a cada encontro sexual. Com o avançar da idade as respostas sexuais vão se modificando, mas isso não o impede de ter uma vida sexual satisfatória.

O homem deve compreender que poderá precisar de mais estímulos para obter uma ereção, que a sua ejaculação poderá levar mais tempo para ocorrer e que precisará de um intervalo maior entre as relações. As chamadas “falhas sexuais” podem ocorrer em qualquer fase da vida de um homem e não apenas na maturidade.
É importante fazer uma avaliação com um médico Urologista para verificar as dosagens de hormônios, principalmente da Testosterona, pois além da diminuição do desejo sexual , uma baixa desse hormônio pode ser responsável pela disfunção erétil.


É de fundamental importância que o homem a partir dos 45 ou 50 anos faça exames anuais para acompanhar o crescimento da próstata, órgão  muito sujeito ao câncer. O que normalmente contribui para a chamada “impotência sexual” nessa fase da vida são alguns medicamentos, uso excessivo de bebida alcoólica e de cigarros, algumas doenças e o sentimento de “estar só”, sem uma parceira.
O avançar da idade não representa o fim da atividade sexual, mesmo que existam problemas nessa área. Dialogue com seu parceiro e juntos procurem ajuda médica. A sexualidade plena resulta em qualidade de vida e é uma possibilidade real para os casais com mais de 50 anos.