quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Corpo e o Estresse

Uma psicóloga falando sobre gerenciamento do estresse em uma palestra levantou um copo d'água. Todos pensaram que ela perguntaria "Meio cheio ou meio vazio?". Mas com um sorriso no rosto ela perguntou "Quanto pesa este copo de água?"
As respostas variaram entre 100 e 350g.

Ela respondeu "O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se eu segurar por um minuto, não tem problema. Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dor no braço. Se eu segurar por um dia meu braço ficará amortecido e paralisado. Em todos os casos o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava". 

Ela continuou: "O estresse e as preocupações da vida são como aquele copo d'água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo me sinto paralisada, incapaz de fazer qualquer coisa".

É importante lembrar de deixar seu estresse de lado. No começo da noite você pode largar todos os seus fardos. Não os carregue durante toda noite até ir para a cama. Lembre-se de largar o copo!

4 comentários:

  1. Kátia, muito interessante este texto. Eu sempre costumo dizer que, existe psicólogo e Psicólogo sabe.
    Esta abordagem, texto, como exemplo para todos que você gentilmente compartilha, faz todo mundo refletir. É verdade! O ponto de vista é importante, aliás, muito importante. Sem isso, talvez, precisemos repensar "o peso" que carregamos todos os dias.
    Valeu!!!
    Marcelo Cardoso, BH, MG, BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa palavrinha "peso" por si só já é pesada, agora vai de nós como olhamos este PESO e de que forma carregamos. Obrigada meu amigo Marcelo pela visita e comentário.

      Um grande e forte abraço meu amigo e um ótimo final de semana.
      Namastê!

      Excluir
  2. Que reflexão maravilhosa essa Kátia.

    Realmente analisando bem e honestamente é muito lógico a afirmação da psicologa.

    E era muito bom caso conseguissemos amenizar ao menos um bocadinho as preocupações do dia,facto esse pesado e difcil não é?

    Mas vale a pena tentar para termos melhor qualidade de vida.

    Um carinhoso abraço minha amiga e desejo-te um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronilda obrigada minha amiga, feliz em vê-la por aqui é sempre bem vinda! Isso mesmo amiga tentar não nos custa absolutamente nada! A opção de mudar as situações parte somente nós mesmos.
      Obrigada pelo carinho, um afetuoso e tero abraço, que seu final de semana seja de muita paz e com muitas alegrias!!
      Namastê!

      Excluir